Header Ads

Parabéns Alto Paraíso-RO pelos 24 anos de emancipação politica

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Alto Paraíso comemora no dia 13 de fevereiro o seu aniversário de Emancipação Politica. Fundação em 13 de fevereiro de 1992 Alto Paraíso completa agora em 2016 os seus 24 anos.Coneça um pouco da história desse município.

Alto Paraíso Surgiu como núcleo urbano de apoio rural (NUAR) do projeto de assentamento Marechal Dutra, os primeiros colonizadores da região subiram uma elevação e descobriram uma paisagem exuberante e indescritível que lhes dava a impressão de ser o paraíso prometido. Daí teria surgido o nome que denominava um paraíso existete num lugar alto.

Sua população estimada em 2010 era de 17.144 habitantes.As atividades econômicas que predominam são a produção de café, pecuária e a indústria madeireira e conta com aproximadamente 1000 km de estradas rurais.

A cidade é ligada à BR 364 através da RO 459, encontrando-se à 56 km de Ariquemes e à 200 km de Porto Velho. Localiza-se a uma latitude 09º42'47" sul e a uma longitude 63º19'15" oeste. Possui uma área de 2.658 km².

O município é banhado por diversos rios, entre eles o rio Tabócas, bem próximo à cidade, também o Massangana, o Santa Cruz, o Candeias na divisa com o município de Porto Velho e o rio Jamari, importante rio que é usado pela Usina Hidrelétrica de Samuel.

Os alto-paraisense são um povo religioso, com um número crescente de evangélicos, como acontece no resto do Brasil. De acordo com o Censo 2010, os católicos correspondem à 59,0% da população, enquanto os evangélicos são 28,5%, já 12,3% afirmam não ter religião e 0,2% da população professa outra religião, como espíritas e umbandistas.

No dia 12 de outubro os católicos da cidade comemoram o dia de Nossa Senhora de Aparecida com uma procissão do centro da cidade até ao santuário da Serrinha, em um percurso de pouco mais de 5 km, onde no final sobem as escadarias da serra e celebram uma missa na igreja.

O número de evangélicos tem crescido muito, atualmente a cidade possui quase 30 igrejas evangélicas de várias denominações. Geralmente na época das festividades do aniversário da cidade em fevereiro, é realizado um culto ecumênico com a maioria delas, além de um festival de música gospel onde se apresentam vários jovens.

Por: Conexão Paraíso - Moacyr MEB
Conteúdo Via: wikipedia.org