Publicidade
Publicidade
Publicidade 350x190
Publicidade 350x190

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Tempo: Sipam prevê chuvas acima da média para junho, julho e agosto, em RO

Compartilhar Notícia no Twitter e Facebook

Rondônia, Acre e parte do Mato Grosso devem ter suas temperaturas mais amenas. Em maio, chuvas em Porto Velho ficaram acima do normal para o período.

No mês de maio, chuvas foram mais intensas que o normal para o período, em Porto Velho. Sipam diz que este ano a previsão é de tempo menos seco de junho a agosto (Foto: Suzi Rocha/G1)

Este ano, os meses de junho, julho e agosto devem registrar chuvas acima da média normal para o período, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Nos estados do Acre, Rondônia e no oeste e sudoeste do Mato Grosso, o clima deve ficar menos seco e, segundo a previsão, isso não representará volumes muito expressivos de precipitação. O fim do outono e início do inverno na região amazônica, geralmente, é marcado por altas temperaturas e tempo seco.

As chuvas que caíram no mês de maio ficaram acima do volume normal em Porto Velho. Na previsão trimestral do Sipam, o cenário de aquecimento persistente das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial sugere o estabelecimento de uma condição de fenômeno El Niño e, isto deverá afetar o clima na Amazônia, contribuindo assim para ter um menor número de dias sem chuva durante a estação seca.

No Hemisfério Sul, o inverno se estende de 21 de junho a 23 de setembro, mas de acordo com os meteorologistas do Centro Regional de Porto Velho (CR-PV), o período compreendido entre junho e agosto é popularmente conhecido na região como “verão amazônico”, por ser mais seco.

Fonte: Suzi Rocha Do G1 RO

Curta Nossa Página no Facebook - Clique na Imagem